Tire suas dúvidas sobre o Mestrado Dupla Titulação

A metodologia adotada pela Ducere Educational visa facilitar o ingresso de estudantes brasileiros no mundo acadêmico dos Estados Unidos. Com o Mestrado Dupla Titulação, eles realizam um percurso acadêmico repleto de conhecimento, experiências enriquecedoras para o futuro profissional e um título válido em dois países.

Entretanto, ainda existem dúvidas sobre como o Mestrado Dupla Titulação funciona. Por isso, separamos as principais para você entender o funcionamento do curso.

O que é o Mestrado Dupla Titulação?

É a obtenção de dois diplomas realizando apenas um único curso, um deles é válido para a universidade brasileira e o outro pela instituição de ensino conveniada no exterior.

Funciona da mesma forma dos programas de intercâmbios e de mobilidade acadêmica?

Não. No intercâmbio, os estudantes passam cerca de um semestre fora para dominar o idioma local, sendo esse o principal objetivo da sua estadia.

Já na mobilidade acadêmica, o estudante cursa um semestre em uma universidade estrangeira e, ao voltar, valida as matérias feitas no Brasil.

Porém, o Mestrado Dupla Titulação é mais completo. Combina as matérias cursadas na universidade brasileira e norte-americana para criar uma grade curricular completa de todo o curso, resultando em um título válido nos dois países.

Qual a duração do curso?

O curso tem duração de dois anos.

O curso é feito no Brasil ou nos EUA?

Os dois primeiros semestres são feitos na universidade brasileira, presencialmente ou online. O último ano é feito na universidade norte-americana, também com a flexibilidade de ser presencial ou online.

As aulas são em português ou em inglês?

As aulas à distância são lecionadas em português. Para os alunos que optarem por terminar o mestrado presencialmente, as aulas serão em inglês.

É mais caro realizar um Mestrado Dupla Titulação?

Não. Os cursos da Ducere Educational têm um preço acessível, semelhante ao de outros mestrados realizados inteiramente no Brasil.

Como funciona a matrícula?

A Ducere Educational caminha lado a lado com o aluno na efetivação da matrícula no Mestrado Dupla Titulação. Primeiramente, é preciso entrar em contato com a Ducere, responsável por conectar o aluno à instituição de ensino escolhida.

Então, o aluno realiza a inscrição na instituição de ensino brasileira, apresentando os documentos solicitados. A matrícula sendo aprovada, é a vez do aluno se inscrever na instituição norte-americana, também entregando os documentos requisitados.

Após entregar a documentação, o aluno começa a pagar pelo seu mestrado, validando sua matrícula e dando início ao curso.

Quais são os documentos necessários para realizar a matrícula?

Para iniciar o processo, o aluno deve reunir os seguintes documentos:

– CPF
– Documento de identidade
– Certidão de Nascimento ou Casamento
– Comprovante de endereço
– Comprovante de quitação eleitoral
– Diploma de Graduação
– Histórico Escolar

Com a Ducere, terei a chance de melhorar o meu inglês?

Sim. O programa da Ducere oferece um curso de inglês para nossos alunos, permitindo que eles possam aprimorar os seus conhecimentos na língua para acompanhar os estudos e facilitar a estadia nos EUA.

Como faço para tirar o visto?

Para conseguir estudar nos EUA, é necessário tirar o visto F1 para estudantes. O procedimento para tirá-lo inicia com a matrícula em uma instituição de ensino do país.

Após a aprovação, a instituição envia o formulário I-20 para ser preenchido. Ele vem com um código de barras com o número do SEVIS, que será utilizado na próxima etapa.

O próximo passo é o preenchimento do formulário DS-160, que pode ser feito no endereço https://ceac.state.gov/genniv. Neste novo formulário, o estudante deve preencher o número do SEVIS, informações da instituição de ensino em que está matriculado e comprovante de renda. Também é necessário pagar uma taxa de solicitação de US$ 160 e imprimir uma cópia de confirmação desse formulário e do comprovante de pagamento.

Em seguida, é a hora de preencher o formulário I-901, pelo site https://www.ice.gov/sevis/i901, além de fazer o pagamento da taxa SEVIS – imprima uma cópia do recibo. Esse preenchimento precisa acontecer pelo menos 3 dias antes da entrevista no consulado norte-americano.

Depois, é o momento de agendar os horários da entrevista no Centro de Atendimento aos Solicitantes de Visto (CASV) e no consulado, que podem ser feitas pelo site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv. Ao comparecer no CASV, o interessado deve estar com todos os documentos: passaporte, I-20, DS-160, recibo do SEVIS e uma cópia da página do agendamento.

Leve os mesmos documentos ao consulado com o comprovante de vínculo no Brasil, além do comprovante de renda para o período que você fará o intercâmbio nos Estados Unidos.

Pronto! Agora é só esperar o visto chegar. Se você o solicitou por Correios, a entrega acontece em cerca de 10 dias úteis. Se optou por retirar ele no CASV, aguarde o e-mail informando a data de retirada. Lembre-se de conferir e certificar que todos os dados estão corretos no visto e que ele consta com a categoria F1.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Fale Conosco | Ducere Educational
Olá!
Podemos te ajudar?